terça-feira, 21 de julho de 2015

Quando a sala de aula vira palco

Quando a sala de aula vira palco
(Por Claudia Vanessa Bergamini)
 O teatro é um gênero clássico que, desde a Antiguidade, atrai a plateia. Em sala de aula, nem sempre ele é valorizado como ferramenta necessária à formação do aluno, tendo em vista que propicia o desenvolvimento discursivo, as performances da voz, do corpo e gestual. Além disso, a adaptação de textos narrativos para o gênero dramático permite ao aluno conhecer ainda mais do gênero que se estrutura em torno do discurso direto (os diálogos) e as rubricas (as indicações de cena e comportamento). Essa adaptação foi feita pelos alunos dos 6º anos do Colégio Universitário que, durante as aulas de Produção de Texto, ministradas pela professora Cláudia Vanessa Bergamini, puderam desenvolver habilidades que vão além de redigir um texto. Como verdadeiros atores, os alunos criaram cenários, compuseram figurinos e encenaram narrativas clássicas de fábulas e contos por eles adaptadas para o teatro.
 Princesas, lobo mau, três porquinhos, bruxas, fadas e até animalzinho de estimação invadiram a sala de aula, parte do desempenho dos alunos durante as apresentações, que aconteceram na primeira semana de junho, pode ser vista nas fotos que seguem.




















2 comentários:

  1. Bonito isso, Claudia.
    Teatro infantil é quando as crianças viram os personagens que antes adormeciam em suas memórias literárias...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Caro Moacir, dentre todas as tarefas atribuídas a um professor a que mais me fascina é a ensinar a ler, pois , por meio da leitura, é possível construir mundos, sonhos e sensações, como as que vivi junto a eles na realização desta atividade, obrigada por seu comentário, abraço, Claudia.

    ResponderExcluir

A luta pela expressão: a trajetória de um canto

A trajetória de um canto (Claudia Bergamini) A leitura de um cordel exige daquele que a realiza a percepção aguçada para engendr...